terça-feira, 11 de setembro de 2012

Empreendedorismo – 3ª. Unidade – 2012 – 2os. Anos


Profa. Ana Patrícia Gadelha
Temática - Ser líder 
Objetivos
• Desenvolver noções de liderança e perceber a importância de assumir uma postura de líder em qualquer posição que venha a ocupar no mercado de trabalho;
• Compreender as características necessárias para um verdadeiro líder;
• Perceber que, mesmo quando não se é o líder formal de uma equipe de trabalho, espera-se do profissional uma postura de líder na tomada de decisões e solução de problemas na organização.
Liderança é o processo de “conduzir” um grupo de pessoas. É o poder de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma para os objetivos do grupo ou da organização.
- Os líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, que pode ser o poder legítimo, obtido com o exercício de um cargo, o poder de referência, em função das qualidades e do carisma do líder, e o poder do saber, exercido graças aos conhecimentos que o líder detém.
- A liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo de comunicação para a consecução de objetivos específicos. Ela e a chave para transformar as pessoas, já que sabemos que todos nos, seres humanos, influenciamos e somos influenciados.
- Liderar é ter habilidade para inspirar as pessoas a agir. Significa conquistá-las por inteiro: espírito, coração, mente, braços, pernas... E aí está a diferença entre poder e autoridade. Quando você tem poder, as pessoas fazem a sua vontade mesmo que não desejem. Quando você tem autoridade, as pessoas voluntariamente fazem a sua vontade, por causa da sua influência pessoal. Isso é que faz um grande líder.
- Líder é aquele que proporciona ao outro que ele se descubra e desenvolva seus talentos. O líder auxilia seus “liderados” a exercerem plena e totalmente suas habilidades e competências.
• Como os demais funcionários avaliam a postura do líder?
• Em que aspectos ele poderia ter agido diferente?
• Houve momentos em que a sua atuação tenha atrapalhado a produção do grupo? Quais?
• Em virtude dessa experiência, quais os cuidados que devemos ter ao assumir o papel de líder?
• Quais as características mais importantes de um líder?
• Quais dos temas abordados e discutidos até agora se relacionam com a liderança, ajudando a compor o perfil do líder? (peça que consultem o Caderno de Atividades e tudo o que já foi trabalhado).
Algumas características que fazem parte de uma liderança bem fundamentada.
Caráter - Seja o pai, chefe, vizinho, amigo ou filho que você gostaria de ter. Liderança não é o que você faz, é o que você é. Liderança tem a ver com caráter: 99% das falhas de liderança são falhas de caráter.
O caráter é o conjunto dos traços particulares, inerentes a cada pessoa, responsável pelo seu temperamento e pela forma habitual de ser, de agir. Suas ações viram seus hábitos, que viram seu caráter, que vira seu destino.
O desenvolvimento da liderança significa o desenvolvimento do caráter. Não há seres humanos prontos. Há seres humanos sempre em formação. Você faz inúmeras escolhas sobre caráter diariamente. E são essas escolhas que determinam a pessoa que voce esta se tornando. Isso exige um trabalho duro.
Uma boa comunicação - Boa comunicação não significa a utilização do português polido, intelectual e pedante ou de palavras inglesas da moda para impressionar. Boa comunicação é se fazer entender, é passar a mensagem de forma clara e não deixar que os “ruídos” desviem o significado, é ter a certeza que sua equipe entendeu, é falar a língua de cada um.
Relacionamento interpessoal - É reconhecido na história que os maiores líderes foram aqueles que desceram do pedestal e caminharam entre o povo. Entre eles, está Jesus Cristo. Muitos hoje ainda mantêm o sistema de castas dentro das organizações e ficam se perguntando: por que ninguém segue as minhas orientações? Desça, “misture-se” com seus liderados, conheça ao máximo cada um, ganhe seu coração e depois sua mente.
Empatia - Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você. Isto é, coloque-se no lugar do outro, procure dividir as responsabilidades, sentir os seus sentimentos. Isto é empatia.
Persuasão - O líder precisa convencer, mudar conceitos, hábitos, comportamentos, e isso só é possível através da persuasão. Persuadir não e coagir, e ter argumentos mais fortes, mais convincentes, baseados na verdade e nos objetivos da organização.
Imparcialidade - Tratar as pessoas com os mesmos pesos e as mesmas medidas. Evitar os apadrinhamentos, os grupos fechados. É normal que existam mais afinidades com algumas pessoas, mas isso deve ficar para outra esfera de convivência. No trabalho, a competência deve ser o diferencial.
Administração de conflitos - O líder precisa saber administrar os conflitos pessoais. Idéias antagônicas, se não bem administradas, geram sérios conflitos pessoais e arrebentam com o clima organizacional. E lembre-se: o bom líder não é o “líder bonzinho”. O desafio do bom líder é fazer o que as pessoas precisam que seja feito, e não o que elas querem que seja feito. Às vezes, isso significa “frustrar”, ser duro; às vezes, abraçar, acolher.
Diplomacia - A arte de negociar é uma habilidade que destrói fortalezas. A capacidade de negociação está constantemente à frente do líder.
Dinamismo - A palavra vem do grego “Dunamis” que significa poder, força. O líder é alguém de quem se espera disposição, audácia, entusiasmo. Não pode ser alguém omisso, fraco, envergonhado. Tem que assumir a frente com forca, com energia.
Feedback - O tão falado retorno. A retroalimentação da informação. É considerado um importante fator motivacional para o colaborador. O líder precisa desenvolver a arte de dar feedback, de fazer críticas construtivas e afetivas, sem que isso atinja a auto-estima da sua equipe. Ao contrário, deve ser visto como um fator motivador, desafiador, de crescimento individual e coletivo.
Processo educativo - Ninguém nasce sabendo nem pronto para realizar nada neste mundo. Tudo precisa ser trabalhado, habilidades precisam e devem ser desenvolvidas. O líder, acima de tudo, tem que ser um educador e ter a consciência de que o processo educativo não tem fim, e de que ele se realiza também nas empresas. Deve contribuir para o aprendizado da sua equipe, sem perder a consciência de que ele próprio está  em processo contínuo de aprendizagem e também tem muito que aprender com os seus parceiros.
Bom ouvinte - Dois ouvidos e uma boca. Nada mais pedagógico do que esta lição do Criador. O mundo quer ser ouvido, todos querem ser ouvidos. Quem não para para escutar, jamais saberá os verdadeiros clamores da alma humana. Somente o ato de ouvir já soluciona muitos problemas.
Trabalho em equipe - Aprenda a dividir os louros das vitórias. Elimine o “EU” do seu vocabulário. Experimente a sinergia do “NÓS”.
De que forma o líder de cada grupo poderia ter diminuído a sua sobrecarga na tarefa árdua de motivar a equipe a produzir em larga escala?
• Considerando que liderança e influência, todos podem ser líderes, porque todos podem influenciar pessoas. Todos podem ser líderes porque têm condições e talentos inatos que, se desenvolvidos plenamente, o tornam um líder.A diferença é que cada um tem uma responsabilidade diferente. A pergunta certa, portanto, não é se você pode ser um líder. É como se tornar um líder eficiente naquilo que você faz, como ser um líder cada vez melhor. Sendo assim, de que maneira o líder poderia ter aproveitado melhor o funcionário responsável? (esses questionamentos têm o propósito de introduzir a noção de empowerment ou delegacao de poder, extremamente importante para o exercício da liderança).
Fonte – Enter Jovem Plus - Empregabilidade e Tecnologia - Guia de Apoio Didático - 2010


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