O programa ganhe o mundo do governo de Pernambuco proporcionou a mais um estudante da Escola Otacílio Nunes de Souza uma viagem de intercâmbio. Dessa vez o estudante, Genivaldo realizou o sonho de ser uma intercambista no Canadá. A cultura canadense tem sido historicamente influenciada por culturas e tradições de britânicos, franceses e indígenas. Existem diferentes culturas, línguas, arte e música aborígines por todo o Canadá. Muitas palavras, invenções e jogos norte-americanos indígenas tornaram-se parte da linguagem cotidiana do Canadá.
E Genivaldo nos faz um relato sobre a sua experiência como intercambista no Canadá:
" O meu intercâmbio, apesar de breve foi muito aproveitador. O intercâmbio me proporcionou bastante conhecimento cultural, amadurecimento e fortalecimento. Mas, a melhor parte é com certeza, poder dominar o inglês, entender e falar de forma clara como os nativos do Canadá.
Ser intercambista é uma das melhores sensações que podemos sentir, é como nascer novamente, aprender a falar, a conviver, saber o que é certo ou errado, conhecer pessoas que pensam e agem diferente, manter-se em controle econômico e físico, viver com uma nova família, fazer novos amigos, conhecer um novo mundo. Eu nunca havia passado tanto tempo longe da minha família aqui do Brazil e achei que não suportaria, mas não tive problema algum com a saudade.
Na verdade, é necessário reconhecer o objetivo pelo qual você está sendo um intercambista.
É uma vida bem diferente. É necessário, se autovalorizar, ajudar a familia anfitriã (como eu fiz) nas tarafas doméstica (varrer a casa, arrumar o quarto, lavar os pratos...). Coisas que geralmente não fazemos na nossa casa nativa. Saibam aproveitar os momentos do seu intercâmbio pois é uma experiência ÚNICA e SINGULAR."
Genivaldo B. da Silva - 3º A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário