Escola de
Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes de Souza
Disciplina
- Filosofia/Direitos Humanos Profa. Ana Patrícia Gadelha da Costa Silva
O objetivo do
material abaixo é orientar os alunos das 1as., 2as e 3as. Séries do Ensino
Médio no que tange redigir uma resenha crítica.
“A resenha crítica não é apenas um resumo informativo ou
indicativo. A resenha deve ser entendida como uma análise interpretativa e, por
esse motivo, irá depender da sua capacidade de relacionar os elementos do texto
lido com outros textos, autores e ideias sobre o tema em questão,
contextualizando o texto que está sendo analisado.
Ao elaborar uma resenha crítica deve-se procurar resumir o
assunto, apontar as deficiências e/ou pontos que, sob a sua ótica, poderiam ser
melhor trabalhados (lembre-se que tais pontos podem estar fora do escopo da
obra analisada), sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, destacar os
pontos fortes com ponderação e sem bajular. Como uma síntese, a resenha deve ir
direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica
direta.
Muita gente ainda fica em dúvida sobre a estrutura de uma
resenha, e é claro que existem algumas sugestões que podem ser bastante úteis.
Entretanto, deve-se pensar nessas sugestões de estrutura como um guia para a
sua redação, e não como um formulário. O texto deve ser uno, fluído e suas
opiniões devem estar dialogadas com as do autor resenhado ao longo do texto
todo, e não apenas no final.
Sugere-se que a resenha não seja muito extensa, e que seja
um texto corrido, isto é, não devem ser realizadas separações físicas entre as
partes da resenha, como a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento,
por exemplo.
Com estas ressalvas em mente, confira algumas orientações utilizadas
na disciplina de Metodologia em Ciência da Informação do curso de Pós-Graduação
em Ciência da Informação da UnB sobre a estrutura de uma resenha crítica,
lembrando que não são itens de formulário, que a redação deve ser corrente, que
tais tópicos são apenas diretrizes e que não precisam, necessariamente serem
trabalhados nessa ordem:
1. Situe o texto no contexto da vida e da obra do autor,
assim como no contexto da cultura de sua especialidade, tanto do ponto de vista
histórico como do ponto de vista teórico;
2. Explicite os pressupostos filosóficos do autor que
justifiquem suas posturas teóricas;
3. Aproxime e associe as ideias do autor expressas na
unidade com outras ideias relacionadas à mesma temática;
4. Exerça uma atitude crítica frente às posições do autor
em termos de:
a) coerência interna da argumentação;
b) validade dos argumentos empregados;
c) originalidade do tratamento dado ao problema;
e) alcance de suas conclusões e consequências;
f) apreciação e juízo pessoal das idéias defendidas.”
Este post foi escrito com base no material gentilmente
enviado pelo Prof. Dr. André Porto Ancona
Lopez, do blog Metodologia em Ciência da
Informação.
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