terça-feira, 13 de novembro de 2012

Disciplina – PE Profa. – Ana Patrícia Gadelha




Apostila – Desenvolvendo a Consciência Crítica – 4ª. Unidade
2os. Anos
O objetivo desse tema é desenvolver a consciência crítica, para ampliar suas possibilidades de intervenção na sociedade, bem como distinguir um “fato” de uma “opinião” emitida sobre ele, na leitura crítica da realidade e construir argumentos fundamentados em evidências lógicas.
Desenvolvimento da Atividade –
1a Etapa :
Esse momento é muito importante e de extrema valia para você jovem. Por isso, a ideia é fazer uso de uma modalidade de linguagem lúdica e bem humorada, mas que retrata sempre uma questão séria do nosso país: a charge.
Com certeza vocês já viram e já sentiram curiosidade em interpretar alguma charge de jornal ou revista. Hoje, tem até site de charges! É uma forma bastante eficaz de comunicação.
Mas atenção: a sua eficácia dependerá da habilidade de produção de leitura (compreensão, interpretação, análise, crítica e intertextualidade) do leitor, pois apresenta sempre uma linguagem figurada.
Sendo assim, utilizaremos algumas charges para trabalhar a leitura da realidade e a construção de argumentos para emitir uma opinião sobre o fato retratado por elas. Se você preferir, busque outras charges, com assuntos que estão causando polêmica.
Mas atenção! Os “dizeres”, não são só mensagens a serem decodificadas, são efeitos de sentidos produzidos a partir do conhecimento de mundo, conhecimento prévio do sujeito. Se o sujeito não conseguir localizar em seu conhecimento de mundo (sua memória) as pistas, alguns sentidos serão compreendidos, outros não. As palavras podem mudar de sentido ao passarem de uma condição de leitura para outra.
Que tal iniciarmos com os conceitos básicos da tarefa?
Então vamos lá, uma introduçãozinha básica:
Na atividade de hoje, considerando a realidade, nós iremos exercitar a produção de leitura, de forma crítica. Somos mergulhados o tempo inteiro em informações provenientes de várias fontes e meios de comunicação e se não ficarmos atentos, acabamos assumindo como nossa a opinião de quem transmite a notícia, que não necessariamente coincide com a nossa. Então, iremos fazer o exercício de identificar fatos e eventos sociais, buscar evidências que o sustentem e emitir o nosso próprio parecer, sem desconsiderar que existem outros diferentes do nosso.
         Então... Quem poderia nos ajudar a definir o que é um FATO?
Fato é uma ocorrência recortada do fluxo contínuo de acontecimentos, que repercute por ter gerado ou ser capaz de gerar algum tipo de consequência para o seu observador e para a sociedade em geral.
         Quem poderia trazer exemplos de fatos que tenham tido relevância nos últimos tempos?
        Vocês acreditam que os fatos são noticiados pelos meios de comunicação de forma isenta? Por quê?
      Que diferença há então entre um fato e uma OPINIÃO?
Uma opinião é uma interpretação dos dados que compõem uma informação ou fato e a tomada de posição frente aos mesmos. Se em um telejornal faz-se a leitura dos índices do Produto Interno Bruto brasileiro teria feito circular informações. Se houver algum comentário do jornalista, que extrapole o fato, teremos então uma opinião.
Opiniões são julgamentos, idéias, crenças professadas individual ou coletivamente. No entanto, não devem ser confundidas ou conhecidas como verdades e certezas, mas sim como uma das inúmeras possibilidades
de interpretação de um fenômeno.
As opiniões abrangem todos os domínios da vida onde existam instrumentos da comunicação humana.
• Que relação podemos estabelecer entre FATO e OPINIÃO?
• Se uma opinião é uma interpretação e um posicionamento sobre um fato, como ela será, caso não tenhamos informações suficientes sobre o fato? (certamente a opinião será parcial, até mesmo distorcida!)
Quais os cuidados então que devemos tomar, antes de emitir uma opinião ou um julgamento? (É necessário
estar fundamentado em evidências que possam sustentar a análise feita!).
É claro que sempre encontraremos opiniões diferentes das nossas, ainda que para um mesmo fato.
Como devemos nos comportar quando nos depararmos com situações como essa?
Qual o nosso trunfo, na sustentação das nossas opiniões? (a argumentação, sem dúvidas!).
 O que é um ARGUMENTO?
Um argumento é o desenvolvimento de um raciocínio com o fim de defender ou contestar um ponto de vista, para convencer um interlocutor ou a nós próprios.
A argumentação é também diálogo de ideias entre dois sujeitos que se influenciam mutuamente, direta ou indiretamente, quanto à forma como evoluem os argumentos propostos.
Os fatos acontecem todos os dias, o tempo inteiro, ininterruptamente. Para realizar o nosso trabalho, utilizaremos fatos retratados em uma modalidade de linguagem bastante divertida: as charges.
2a Etapa :
• Qual é o fato retratado por ela?
• Quais os indícios que sustentam essa resposta
• Quais as evidências ou ocorrências que demonstram que esse fato é de interesse social?
• Quem gostaria de emitir a sua opinião ou o seu posicionamento acerca desse assunto?
• Quem tem uma opinião contrária à opinião do colega?
Nesse momento, é interessante que as idéias diferentes se contraponham, para que os jovens exercitem o poder de argumentação e de aceitação das diferenças. Lembre-se que não é necessário, nem recomendável fechar a reflexão com uma única ideia. Não estamos buscando o consenso, mas sim a capacidade de defender uma idéia de forma consistente!
É um exercício muito importante, Educador, pois tomar a palavra (falada ou escrita) é um fato social com todas as suas implicações: reconhecimento (de contextos, valores, crenças), relações de poder (quem fala, de que “lugar” social fala) e constituição de identidade (o meu discurso vai revelar meu mundo, meu contexto sócio-histórico).
·         Qual é o fato retratado por ela?
·         Quais os indícios que sustentam essa resposta?
·         Quais as evidências ou ocorrências que demonstram que esse fato é de interesse social?

Fonte: Jovem Enter Plus

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