segunda-feira, 13 de maio de 2013

Projeto e Empreendedorismo


Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes de Souza

Projeto e Empreendedorismo

Profa. Ana Patrícia Gadelha  - 2os. Anos – 2ª. Unidade

 

Escrita Profissional

 

TIPOS DE MEMORANDOS (Continuação)

Memorando Circular: quando o Memorando for do tipo circular, escreve-se, no rodapé CC - com cópia - seguido de p/ e da abreviatura dos setores que receberão a cópia.

Memorando Sigiloso: deve constar, abaixo do cabeçalho, a palavra RESERVADO. O memorando deve ser enviado em envelope lacrado e rubricado pelo emitente na aba do fecho, onde também deve constar a palavra RESERVADO, seguida do número do memorando, da indicação do emissor e do nome da autoridade a quem é dirigido.

 

OFÍCIO

O ofício nada mais é que uma correspondência oficial enviada a alguém, normalmente funcionário ou autoridade pública. É muito semelhante à carta. A diferença é que o endereçamento ao destinatário vai ao final, após o endereço do remetente, e colocado na margem esquerda.

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Um ofício deve:

Iniciar com o local de onde se escreve e a data da correspondência.

Conter um vocativo, isto é, uma forma de cortesia indicando a pessoa a quem se escreve; coloca-se alguns espaços abaixo, na margem esquerda;

Conter o texto em si, é mais formal que uma carta. Pula-se o mesmo número de espaços e inicia-se o texto, evitando palavras desnecessárias, indo direto ao assunto;

Uma cortesia no final.

Assinatura e endereço do remetente

 

ATA

É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias. Deve ser redigida de tal maneira que não seja possível qualquer modificação posterior. Por isso, deve ser escrita:

- sem parágrafos ou alíneas (ocupando todo o espaço da página);

- sem abreviaturas ou expressões;

- com números escritos por extenso;

- sem rasuras nem emendas;

- sem uso de corretivo

- com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo (Exemplo: verbo falar: falou, falaram; verbo discutir: discutiu, discutiram; verbo comentar: comentou, comentaram);

- com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões. (Exemplo: Em vez de "Inicialmente, eu Manuel de Araújo, presidente do Centro, determino a sra. vice-presidente, que apresente o calendário que fizemos para que os presentes o conheçam." Deve ser redigida assim: "Inicialmente o sr. Manuel de Araújo solicitou à vice-presidente, sra. Maria de Souza, que apresentasse o calendário elaborado para que os presentes tivessem seu conhecimento.)

Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa digo, como neste exemplo: “Aos vinte dias do mês de março, digo, de abril, de mil novecentos e noventa e seis...”

Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo: “Em tempo: Onde se lê março, leia-se abril”.

Uma ata deve conter:

1.   Data, horário, local e objetivos.

2.   Designação do presidente, da secretária da reunião e das pessoas presentes.

3.   Relato da reunião propriamente dita

4.   Encerramento

Fonte: Enter Jovem Plus - Empregabilidade

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