Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes de Souza
Projeto e Empreendedorismo
Profa. Ana Patrícia
Gadelha - 2os. Anos – 2ª. Unidade
Escrita
Profissional
TIPOS DE MEMORANDOS
(Continuação)
Memorando Circular: quando o Memorando for do
tipo circular, escreve-se, no rodapé CC - com cópia - seguido de p/ e da
abreviatura dos setores que receberão a cópia.
Memorando Sigiloso: deve constar, abaixo do
cabeçalho, a palavra RESERVADO.
O memorando deve ser enviado em envelope lacrado e rubricado pelo emitente na
aba do fecho, onde também deve constar a palavra RESERVADO, seguida do número
do memorando, da indicação do emissor e do nome da autoridade a quem é
dirigido.
OFÍCIO
O ofício nada mais é que
uma correspondência oficial enviada a alguém, normalmente funcionário ou autoridade
pública. É muito semelhante à carta. A diferença é que o endereçamento ao
destinatário vai ao final, após o endereço do remetente, e colocado na margem
esquerda.
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Um ofício deve:
Iniciar com o local de onde se escreve e a
data da
correspondência.
Conter um vocativo, isto é, uma forma de
cortesia indicando a
pessoa a quem se escreve; coloca-se alguns espaços abaixo, na margem esquerda;
Conter o texto em si, é mais formal que uma carta. Pula-se o mesmo número de
espaços e inicia-se o texto, evitando palavras desnecessárias, indo direto ao
assunto;
Uma cortesia no final.
Assinatura e endereço do
remetente
ATA
É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências,
deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias. Deve ser
redigida de tal maneira que não seja possível qualquer modificação posterior. Por isso, deve ser
escrita:
- sem parágrafos ou alíneas
(ocupando todo o espaço da página);
- sem abreviaturas ou expressões;
- com números escritos por
extenso;
- sem rasuras nem emendas;
- sem uso de corretivo
- com verbo no tempo
pretérito perfeito do indicativo (Exemplo:
verbo falar: falou, falaram; verbo discutir: discutiu, discutiram; verbo
comentar: comentou, comentaram);
- com verbo de elocução
para registrar as diferentes opiniões. (Exemplo: Em vez de
"Inicialmente, eu Manuel de Araújo, presidente do Centro, determino a sra.
vice-presidente, que apresente o calendário que fizemos para que os presentes o
conheçam." Deve ser redigida assim: "Inicialmente o sr. Manuel de
Araújo solicitou à vice-presidente, sra. Maria de Souza, que apresentasse o
calendário elaborado para que os presentes tivessem seu conhecimento.)
Se o relator cometer um
erro, deve empregar a partícula retificativa digo, como neste exemplo: “Aos vinte dias do mês de março, digo, de
abril, de mil novecentos e noventa e seis...”
Quando se constatar erro ou
omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo: “Em tempo: Onde se lê março,
leia-se abril”.
Uma ata deve conter:
1. Data, horário, local e
objetivos.
2. Designação do presidente,
da secretária da reunião e das pessoas presentes.
3. Relato da reunião
propriamente dita
4. Encerramento
Fonte: Enter Jovem Plus -
Empregabilidade
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