Escola de Referência em Ensino Médio
Otacílio Nunes de Souza
Disciplina
– Projeto e empreendedorismo
Profa.
Ana Patrícia Gadelha
Correspondência
comercial - 2ª. Unidade
MEMORANDO
O
memorando é um documento utilizado para comunicação entre unidades, divisões ou
setores de uma instituição ou empresa. Trata-se de uma forma de comunicação
escrita e eminentemente formal, trazendo eficiência na transmissão de dados. Seu
uso é exclusivamente interno, pois é veiculado apenas entre as unidades
administrativas de órgãos públicos e empresas em um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou
distintos.
O memorando, assim
como os demais gêneros textuais, apresenta uma finalidade discursiva específica
e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade,
ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta, visto
que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial.
Ele representa um
documento cuja característica principal é a agilidade – dada a isenção de quaisquer
procedimentos burocráticos que porventura venham a dificultar a tramitação do
referido ato comunicativo. Desse modo, no intuito de evitar um aumento no
número de comunicações feitas, os despachos ao memorando devem ser dados no
próprio documento e, no caso da falta de espaço, em folha de continuação.
Partindo do princípio de
que o referido documento é endereçado a funcionários, e não a autoridades, como
é o caso da carta e do ofício, além das características antes ressaltadas, a
estrutura se compõe dos seguintes pressupostos, entre eles:
- Timbre da
instituição;
- Número do
memorando;
- Remetente;
- Destinatário,
sendo este mencionado pelo cargo que ocupa;
- Indicação do
assunto;
- Local e
data;
- Corpo da
mensagem, ou seja, o próprio texto;
- Despedida;
- Assinatura e
cargo.
Mediante o exposto,
vejamos na prática um exemplo, o que nos permitirá conferir mais de perto as
elucidações aqui firmadas:
Agora monte seu próprio MEMORANDO.
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