1.
(PITÁGORAS) Leia o texto a seguir que
faz parte do artigo “O menino selvagem e as invariantes do humano”, publicado
na revista virtual “P@rtes”, de autoria de José Carlos Rocha e Gilberto da
Silva:
Em meados do século dezenove, em
Paris, o jovem médico Jean-Jacques Gaspar Itard dá com um aglomerado de pessoas
observando na rua um menino enjaulado a quem chamavam de menino-macaco. Com
autorização judicial, o médico o conduz à residência, onde tratará de educá-lo,
tornando-o objeto de investigações científicas.
Aparentando seis a oito anos de
idade, surdo e mudo, com posturas próximas do animalesco, o menino que fora
capturado no mato, onde teria sido abandonado ainda recém-nascido, quase nada
aprenderá. Itard observará meticulosamente o menino durante três anos,
período que o teve de sobrevida em ambiente social. Entre as letras do
alfabeto fonético, o menino aprendeu apenas a pronunciar o “ô”, derivando daí
o nome Victor e o sobrenome d’Aveyron, região onde fora capturado. Durante
este período o máximo de imagens que Victor conseguiu reconhecer foi o
desenho de uma garrafa de leite no quadro negro.
Fonte: Disponível em:
http://www.partes.com.br/colunistas/gilbertosilva/meninoselvagem.asp.Acesso:
28/09/2011
|
Com base na análise do texto, é correto afirmar que
a) a dificuldade do menino em aprender estava diretamente ligada ao
processo primário de desenvolvimento das instituições responsáveis pela
socialização.
b) a tentativa de se educar o menino foi mal sucedida pela ausência de
técnicas desenvolvidas de aculturação dos indivíduos.
c) as tentativas de se educar o menino para uma vida social completa
foram falhas por se tratarem de métodos científicos, sendo desconsiderados os
métodos sociais.
d) o menino descrito no texto estava fora dos processos culturais e de
socialização comuns a todos os indivíduos quando foi encontrado e capturado.
e) o menino recusou ser educado pelo médico por acreditar ser
desnecessário para sua vida a educação nos padrões vigentes na França naquele
período.
resposta da questão 1: [D]
2. (PITÁGORAS) Leia o fragmento do
texto a seguir.
NATUREZA E CULTURA - DIFERENÇAS ENTRE
O HOMEM E O ANIMAL - de Marco Maluf
O
fato de o homem ser dotado da criação simbólica o diferencia dos outros animais
fazendo com que o ser humano se torne um ser histórico, um ser que constrói a
sua própria história, ao contrário dos outros animais que não possuem
história.
O
homem vive num contínuo processo de criação de valores, ou seja, forma ideias
sobre o que é o certo ou o que é o errado, noções ou conceitos como o de
justiça, por exemplo. Portanto, o homem é consciente dos seus próprios atos
e, por isso, é responsável por eles.
Os
animais vivem em meio à natureza e se misturam com ela, vivem o instante presente.
O ser humano, através do trabalho, transforma a natureza e cria a cultura. A
cultura se encontra acumulada nas ciências, nas artes, nas religiões, etc.,
que são a grande produção da humanidade. A filosofia é também um produto do
conhecimento humano e fornece as bases da civilização ocidental.
|
De acordo com o texto percebe-se o
que diferencia o ser humano dos outros animais. Com base no texto, podemos
entender que a diversidade cultural
(A) altera
os valores das sociedades provocando diversos conflitos entre os indivíduos,
afastando-os, assim, da natureza humana.
(B)
atenta contra uma cultura globalizada, impedindo o desenvolvimento da sociedade
ao torná-la múltipla.
(C)
busca distinguir cada indivíduo, aproximando-os do estado de natureza onde
inexistia uma sociedade organizada.
(D)
constrói uma barreira entre as diferentes sociedades com sua multiplicidade de
signos e valores, dificultando a relação entre os indivíduos.
(E)
contribui para a criação de diferentes signos, símbolos e valores que representam
os indivíduos mais intimamente.
qual a resposta da questão 2 ??
ResponderExcluirqual resposta do 2
ResponderExcluirLetra E
ExcluirRESPOSTA: Letra E
ResponderExcluirobrigada!!
Excluirresposta da questao 1
ResponderExcluirResposta da questão 1, Letra D
Excluir