Escola de Referência em Ensino Médio
Otacílio Nunes de Souza
PE – Projeto e Empreendedorismo e
Química (2os. Anos)
Profa. Ana Patrícia Gadelha e Jaqueline
da Anunciação
Construindo relatórios
científicos
Saudações!
Escrever
textos científicos exige técnicas, rigor, criatividade e originalidade.O aluno,
normalmente, não possui muito domínio das palavras ouorações; portanto,
torna-se fundamental um cuidado especial para compor a redação em partes
fundamentais.Considerando esse contexto, indicamos a leitura abaixo para que
vocês possam compor textos com qualidade, aqui no caso, os relatórios dos
experimentos de química sobre Cinética.Seguindo as orientações abaixo, as
explicações e sala de aula estruturem seu relatório. Apresentem para as
professores cada parte que escrever, para juntos irmos ajustando a redação do
relatório.
Sucesso e boa escrita!
A. INTRODUÇÃO (início,
começo)
Podemos
começar a escrita de um texto fazendo uma afirmação, umadeclaração, uma
descrição, uma pergunta, e de muitas outras maneiras. Oque se deve guardar é
que uma introdução serve para lançar o assunto,delimitar o assunto, chamar a
atenção do leitor para o assunto quevamos desenvolver. Uma introdução não deve
ser muito longa para nãodesmotivar o leitor.
Evitar:
I.
Iniciar uma ideia geral, mas que não se relaciona com a segunda parte dotexto.
II.
Iniciar com digressões (o início dever ser curto).
III.
Iniciar com as mesmas palavras do título.
IV.
Iniciar aproveitando o título, com se este fosse um elemento da primeirafrase.
V. Iniciar
com chavões
Exemplos:
-
Desde os primórdios da Antiguidade...
-
Não é fácil a respeito de...
-
Bem, eu acho que...
- Um
dos problemas mais discutidos na atualidade...
B. DESENVOLVIMENTO (meio,
corpo)
A
parte substancial e decisória de um bom texto é o seu desenvolvimento. Énela
que o aluno tem a oportunidade de colocar um conteúdo razoável,lógico. Se o
desenvolvimento é sua parte mais importante, deverá ocuparum bom número de páginas.
Supondo-se um trabalho tenha 10 páginas,o texto deverá destinar de duas (02) a
três (03) páginas para o corpo oudesenvolvimento do mesmo.
Evitar:
I.
Pormenores, divagações, repetições, exemplos
excessivos de tal sorte anão sobrar espaço para a conclusão.
C. CONCLUSÃO (fecho, final)
Assim
como a introdução, a parte final deverá ocupar uma pequena partedo texto. Se a
redação está planejada para dez (10) páginas, a parte da conclusão deve ter no
máximo uma página e meia.
Na
conclusão, nossas ideias propõem uma solução. O ponto de vistade quem escreve,
apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maiordestaque na conclusão.
Se
alguém introduz um assunto, desenvolve-o brilhantemente, masnão coloca uma
conclusão: o leitor sentir-se-á perdido.
Evitar:
I.
Não finalizar (é o principal defeito)
II.
Avisar que vai concluir, utilizando expressões como "Em resumo"
ou"Concluindo".
Escrever aprimora o pensamento
Um
texto permite acender a um pensamento ordenado de outra pessoa em qualquer
momento. Escrever é um ato de comunicação que permite ao autor divulgar ideias
com maior rigor do que a oralidade. Escrever “bem” é transmitir corretamente
uma mensagem aos potenciais leitores.
Um
texto é considerado “bom” por um leitor quando lhe fornece algo que não
possuía. “O segredo de um bom texto, aqui um relatório não é talento, mas dedicação,
persistência”. Na redação de um texto, cada "escritor" utiliza a sua
estratégia. Quanto mais complexo for o assunto a escrever, mais exigente é o
domínio do processo de escrita. O esquema e as sugestões a seguir devem ser
consideradas pistas para reflexão, contribuindo para o aperfeiçoamento da
metodologia da redação.
Metodologia para a redação
de um texto
1º
Escrever o título, a ideia, as palavras-chave e as fontes de informação
2º
Escrever as frases
3º
Acrescentar ideias/temas/conceitos
4º
Responder às questões da comunicação necessárias: O quê? Quem? Onde? Quando?
Quanto? Como? Porquê? Para quê? …
5º
Acrescentar as pertinentes imagens/esquemas/tabelas
6º
Dar a ler a outro e anotar os comentários
7º
Pesquisar, Ajustar e Reler
Fonte: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
METODOLOGIA DE PESQUISA
Curso de Formação Continuada
de Professores para o AEE
UFC / SEESP / UAB / MEC
Versão 2010
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