terça-feira, 3 de setembro de 2013

Relatório Científico: material para os 2ºs anos

Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes de Souza
PE – Projeto e Empreendedorismo e Química (2os. Anos)
Profa. Ana Patrícia Gadelha e Jaqueline da Anunciação

Construindo relatórios científicos
Saudações!

Escrever textos científicos exige técnicas, rigor, criatividade e originalidade.O aluno, normalmente, não possui muito domínio das palavras ouorações; portanto, torna-se fundamental um cuidado especial para compor a redação em partes fundamentais.Considerando esse contexto, indicamos a leitura abaixo para que vocês possam compor textos com qualidade, aqui no caso, os relatórios dos experimentos de química sobre Cinética.Seguindo as orientações abaixo, as explicações e sala de aula estruturem seu relatório. Apresentem para as professores cada parte que escrever, para juntos irmos ajustando a redação do relatório.
Sucesso e boa escrita!

A. INTRODUÇÃO (início, começo)
Podemos começar a escrita de um texto fazendo uma afirmação, umadeclaração, uma descrição, uma pergunta, e de muitas outras maneiras. Oque se deve guardar é que uma introdução serve para lançar o assunto,delimitar o assunto, chamar a atenção do leitor para o assunto quevamos desenvolver. Uma introdução não deve ser muito longa para nãodesmotivar o leitor.
Evitar:
I. Iniciar uma ideia geral, mas que não se relaciona com a segunda parte dotexto.
II. Iniciar com digressões (o início dever ser curto).
III. Iniciar com as mesmas palavras do título.
IV. Iniciar aproveitando o título, com se este fosse um elemento da primeirafrase.
V. Iniciar com chavões
Exemplos:
- Desde os primórdios da Antiguidade...
- Não é fácil a respeito de...
- Bem, eu acho que...
- Um dos problemas mais discutidos na atualidade...

B. DESENVOLVIMENTO (meio, corpo)
A parte substancial e decisória de um bom texto é o seu desenvolvimento. Énela que o aluno tem a oportunidade de colocar um conteúdo razoável,lógico. Se o desenvolvimento é sua parte mais importante, deverá ocuparum bom número de páginas. Supondo-se um trabalho tenha 10 páginas,o texto deverá destinar de duas (02) a três (03) páginas para o corpo oudesenvolvimento do mesmo.
Evitar:
I.              Pormenores, divagações, repetições, exemplos excessivos de tal sorte anão sobrar espaço para a conclusão.

C. CONCLUSÃO (fecho, final)
Assim como a introdução, a parte final deverá ocupar uma pequena partedo texto. Se a redação está planejada para dez (10) páginas, a parte da conclusão deve ter no máximo uma página e meia.
Na conclusão, nossas ideias propõem uma solução. O ponto de vistade quem escreve, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maiordestaque na conclusão.
Se alguém introduz um assunto, desenvolve-o brilhantemente, masnão coloca uma conclusão: o leitor sentir-se-á perdido.
Evitar:
I. Não finalizar (é o principal defeito)
II. Avisar que vai concluir, utilizando expressões como "Em resumo" ou"Concluindo".

Escrever aprimora o pensamento

Um texto permite acender a um pensamento ordenado de outra pessoa em qualquer momento. Escrever é um ato de comunicação que permite ao autor divulgar ideias com maior rigor do que a oralidade. Escrever “bem” é transmitir corretamente uma mensagem aos potenciais leitores.
Um texto é considerado “bom” por um leitor quando lhe fornece algo que não possuía. “O segredo de um bom texto, aqui um relatório não é talento, mas dedicação, persistência”. Na redação de um texto, cada "escritor" utiliza a sua estratégia. Quanto mais complexo for o assunto a escrever, mais exigente é o domínio do processo de escrita. O esquema e as sugestões a seguir devem ser consideradas pistas para reflexão, contribuindo para o aperfeiçoamento da metodologia da redação.

Metodologia para a redação de um texto
1º Escrever o título, a ideia, as palavras-chave e as fontes de informação
2º Escrever as frases
3º Acrescentar ideias/temas/conceitos
4º Responder às questões da comunicação necessárias: O quê? Quem? Onde? Quando? Quanto? Como? Porquê? Para quê? …
5º Acrescentar as pertinentes imagens/esquemas/tabelas
6º Dar a ler a outro e anotar os comentários
7º Pesquisar, Ajustar e Reler

Fonte: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
METODOLOGIA DE PESQUISA
Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE
UFC / SEESP / UAB / MEC Versão 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário