sexta-feira, 4 de maio de 2012

Como montar uma empresa? 1os. Anos


Disciplina: PE   
Profa. Ana Patrícia Gadelha da Costa Silva       

Quando você diz a frase acima, pode estar em diversas situações. Cansado de ser empregado, por exemplo. Ou teve uma ideia para melhorar de vida. Mas uma coisa – pelo menos para mim – é certa. Você ainda ”quer abrir uma empresa”. Ainda não abriu.
Talvez você, lendo o parágrafo acima, fique desanimado. Ainda está na fase do “quero”.
Mas eu já penso de outra maneira. Se você ainda não tomou nenhuma providência no sentido de abrir sua empresa, está perfeitamente apto a evitar os erros mais comuns cometidos por aqueles que se aventuram sem pensar.
Suponhamos que você tivesse – digamos – dois milhões de reais guardados. Evidentemente, você poderia arriscar um destes dois milhões para abrir uma empresa e, mesmo que tudo fosse por água abaixo, você ainda ficaria com um milhão. Que é um dinheirinho razoável, convenhamos.
Mas geralmente não é assim, certo? Aliás, na maioria dos casos, quem quer empreender tem só a ideia. Grana que é bom… nada. Aí, abrir sua empresa é uma luta, uma verdadeira briga de foice.
Mas você, mesmo assim, continua com o pensamento… “eu quero e quero mesmo…”.
Diz um velho ditado “querer é poder”. Arrrammmm… nem sempre, certo? É claro que uma vontade ferrenha sempre acompanha as pessoas bem-sucedidas. Mas daí a pensar que tudo vai acontecer “só porque eu quero…”, vai uma grande distância.
Quero abrir uma empresa, o que devo fazer?
Em primeiro lugar, independentemente de ter ou não o dinheiro para montar uma empresa, você precisa informar-se.
É muito comum o pensamento: “a ideia eu já tenho, só falta o dinheiro”. Se você pensa assim, pode parar de pensar agora. Se somente a presença do dinheiro resolvesse tudo, até que não seria tão difícil. Saiba que existem empresas de sucesso que nasceram pobres de marrédeci (seja lá o que isso quer dizer… e nem sei se é escrito assim). Empresas que foram construídas do absoluto zero. Foram crescendo devagar, com reinvestimento do próprio lucro.  E – por outro lado – existem empresas que começaram com um montão de grana e foram pro buraco no primeiro ano.
É lógico que o vice-versa é verdadeiro. Empresas podem começar sem nada e terminar em lugar nenhum também. Ou podem começar com dinheiro e alcançar o sucesso.
Por aí você vê que o dinheiro tem sua importância, mas não é o fator mais importante.
O mais importante é a informação. Seguir um objetivo com os pés no chão. Dar os passos certos. Se você começa desorganizado, desinformado, atirando para tudo quanto é lado, tem todas as chances de se dar mal.
Que tipo de informação você precisa para abrir uma empresa?
O próprio nome deste site já diz: “como…”. Como fazer as coisas. Sair fazendo e fazendo é fácil. Mas se você souber como fazer, já estará com mais de meio caminho andado.
Muitos já me perguntaram: “o que devo fazer primeiro”? E não é uma pergunta idiota não. É muito importante saber em que ordem fazer as coisas. Conheço gente que mal e mal tem a ideia e sai correndo para o escritório contábil mais próximo para abrir a empresa. Ora… há milhares de coisas a serem feitas muito antes de pisar no escritório contábil.
Por isso, você precisa de informação. Precisa saber como fazer, o que fazer e  quando fazer. Indo mais longe… precisa até mesmo saber se deve fazer. Sim, porque certas coisas nem sequer deveriam ser feitas.
A quantidade de informação necessária é tamanha que será necessário um livro para isso. Mas, podemos começar com:
·         Mercado – há mercado para o que você quer fazer?
·         Clientela – quem compra o que você quer vender?
·         Localização – onde deve ser a empresa?
·         Concorrência – Quem são seus concorrentes?
·         Produto – quem são os fornecedores (e muito mais)?
·         Aspectos legais – há restrições na lei sobre o produto ou serviço?
Há muito, muito mais. Mas como você já pôde sentir há muito trabalho a fazer. Portanto, não se preocupe agora com a abertura formal da empresa, nem tampouco com o dinheiro. Recolha informação. Aprenda mais sobre o negócio. Vá montando sua empresa virtualmente. Dentro da sua cabeça, no papel, no computador. Assim, quando chegar a hora… a empresa agradece.
                                                Texto extraído da Internet do Site www.montarumaempresa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário