quarta-feira, 16 de maio de 2012


Disciplina – PE             Profa. Ana Patrícia Gadelha da Costa Silva          2os. Anos

Assunto – Falando em público com sucesso!                            2ª. Unidade

Este é um momento muito complexo, sabemos disso. Alguns jovens muitas vezes são tímidos, retraídos e não gostam de se exporem em público. Mas a partir desse trabalho vocês perceberão que falar em público é uma habilidade importante a ser desenvolvida, pois é impossível prever quando precisaremos utilizá-la. Aqui é um espaço de aprendizagem e de crescimento, e que não podemos desperdiçar a oportunidade de cometer erros como um dos passos de uma trajetória rumo à construção do saber
A inibição para falar, dirigir ou participar de reuniões, atender clientes, defender idéias, é um problema da comunicação oral que pode ser superado com técnica, muito exercício e prática. Aqui vão algumas dicas para que você fale melhor (e para que as pessoas falem bem de você).
Como se relacionar com as pessoas, o seu público (isso vale para qualquer tamanho de público, mesmo que seja uma só pessoa):
• Saiba fazer perguntas de forma apropriada: use perguntas fechadas, que produzem respostas rápidas, se sua intenção for criar um ambiente favorável para iniciar a conversa (Quem...? Há quanto tempo...? Onde...?). Se o seu propósito for motivar as pessoas e estimular a sua participação, lance mão de perguntas abertas, que produzam respostas de raciocínio mais elaborado (Por que...? De que maneira...? O que...?).
• Tenha bom humor, mas tome cuidado com os exageros.
Nao caia em provocacoes. Se no meio de uma conversa você perceber que as vozes começaram a se alterar e que cada um se fechou em suas próprias idéias, deixe a vaidade de lado e tome a iniciativa de ceder, concordando de maneira genérica com a opinião divergente da sua, como estratégia para continuar o processo e acalmar os ânimos.
Seja gentil. A gentileza pode estar no tom amável da voz, na generosidade das palavras, na honestidade dos princípios e da ética.
Seja um verdadeiro comunicador:
Fale com emoção: demonstre legitimidade e crença naquilo que está falando. Se você falar como se estivesse apenas cumprindo uma tarefa, não conseguirá envolver nem tocar as pessoas.
Seja natural. Por mais que domine técnicas, fale sempre preservando seu estilo e respeitando suas características.
Seja coerente. Fique atento para ver se não está falando por falar, usando palavras ocas, que não representam exatamente o que você pensa, acredita, sente ou faz.
Conheça os ouvintes e se aproxime de suas características:
• Procure saber qual é o nivel intelectual predominante e o grau de conhecimento que eles têm sobre o tema que você vai tratar.
• Fique atento à faixa etaria do publico, para adequar a linguagem.
A estética da fa la:
• Fale com o volume de voz adequado.
• Use a velocidade certa, para não acelerar demais e ficar incompreensível, mas também para não ficar pausado demais e se tornar enfadonho.
• Tenha ritmo, utilizando o volume e a velocidade para tornar sua fala mais “colorida” e atraente.
Pronuncie bem as palavras.
• Utilize vocabulário adequado: nada de gírias e palavrões; evite vocabulário rebuscado e pouco usual; só utilize termos técnicos se o seu interlocutor tiver o domínio deles.
• Cuide da expressão corporal, mensagens que podemos enviar de forma não-verbal.
Atente para o início, meio e fim: toda fala, seja uma simples conversa ou uma apresentação para uma plateia, precisa ter início, meio e fim.
O início: procure conquistar seu interlocutor e minimizar suas resistências, conquistando seu interesse e atenção. Para isso, pode utilizar algumas dicas: conte uma pequena estória que tenha relação com o tema que será tratado; inicie com uma frase que provoque impacto; faça uma citação de um autor respeitado pelo seu interlocutor; levante uma reflexão.
ATENÇÃO :
Não é aconselhável que você: se desculpe por estar com problemas físicos (gripe, dor de cabeça, etc) ou por não estar devidamente preparado para falar; conte piadas; tome partido sobre assuntos polêmicos; comece com “chavões” já desgastados pelo uso (“A união faz a força”, “uma andorinha só não faz verão”).
O meio: apresente sinteticamente o que irá abordar; apresente as etapas e a estrutura do que irá desenvolver; desenvolva o assunto utilizando exemplos, dados, estatísticas, comparações, enfim, tudo que puder fortalecer o conteúdo da sua fala.
O fim: faça uma breve recapitulação ou um resumo do que apresentou; utilize alguns dos recursos sugeridos para o início; agradeça e despeça-se.
Pratique bastante :
• Exercite sempre que puder aproveite a oportunidade para falar. Não esqueça também que o bom comunicador deve saber ouvir.
Dicas para falar de improviso
Uma coisa é você se preparar para se apresentar em uma reunião, apresentar um seminário na escola, apresentar um produto novo para os clientes. Outra coisa é você ser solicitado a falar, sem que tenha tido tempo para se preparar adequadamente, ou sobre um assunto que não tem domínio.
Abaixo estão relacionadas algumas dicas que poderão ser úteis:
• Em primeiro lugar, só é possível falar de improviso quando se tem algum conhecimento, mínimo que seja, sobre o assunto. Portanto, se o assunto for totalmente desconhecido, é melhor não emitir opinião. Nem pense em enrolar os seus interlocutores; é fácil perceber quando a pessoa desconhece o assunto.
• Faça um esquema mental dos temas mais importantes do assunto a ser abordado.
• Estruture a sua comunicação do geral para o específico. Por exemplo:

Assunto: Novo estaleiro em Pernambuco
Estrutura da fala:
Saudação - Importância do Porto de Suape para o progresso (geral);
Benefícios para Pernambuco com a instalação do estaleiro;
(específico) - Perspectivas de novas categorias de serviços (específico) Conclusão.
Educador, aproveite essa abordagem para refletir sobre o valor humano AUTOCONFIANÇA, a energia que anima e assegura a vitória sobre as dificuldades individuais e a fragilidade. A autoconfiança estimula o ser a evoluir, seguindo a sua vocação natural.

                                       Empregabilidade e Tecnologia - Guia de Apoio Didático - 2010

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