sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Apostila – 4ª. Unidade - 1os.- P.E.



A importância da Comunicação no ambiente de trabalho
A comunicação ocorre quando há pelo menos duas pessoas, os chamados interlocutores, interagindo por meio de uma linguagem. Cada pessoa é, portanto, interlocutor, e troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a “bagagem” que traz consigo.O processo de comunicação prevê um emissor e um receptor.Cada qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto, elaborará a informação segundo seu conjunto de particularidades .O receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural e sua condição de produção de leitura.
Os “ruídos” existentes no processo de comunicação devem ser minimizados pelo melhor nível de qualidade das informações que o emissor possa dispor, e o receptor deve se portar da maneira mais aberta para produzir a leitura da informação em questão. Para que a comunicação se realize com sucesso, é necessário que cada um dos interlocutores compreenda bem o que o outro diz.
A fim de minimizar esses choques culturais, convencionou-se ferramentas e meios que passam a ser usados pelas pessoas na comunicação. Como exemplo de ferramenta, podemos considerar a fala, a mímica, os computadores, a escrita, a língua, os telefones e o rádio.
A escolha dos meios de comunição e a utilização das ferramentas disponíveis devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de ruídos possível.
Uma vez transmitida a informação, o receptor a processa e, segundo seus objetivos, transforma-a em conhecimento.
O importante na comunicação é o cuidado e a preocupação dos interlocutores com a transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha sucesso no processo desejado.
Componentes do processo comunicacional
• Interlocutores:
Emissor: é o locutor, aquele que diz algo a alguém. Este, em dado momento, emite uma mensagem para um receptor, ou destinatário. Antes de enviar ou até mesmo produzir a mensagem, o emissor normalmente procura descobrir qual o nível de conhecimento do receptor, a sua cultura, a sua instrução, em outras palavras, descobrir o repertório dos receptores da mensagem.
Receptor: é o locutário, aquele com quem o locutor se comunica, aquele a quem se dirige a mensagem, aquele que recebe a informação e a decodifica. Isto é, transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada.
Mensagem: é, no sentido geral, o objeto da comunicação, o que foi transmitido entre os interlocutores: é o texto. O termo pode se aplicar tanto ao conteúdo da informação, quanto à sua forma de apresentação.
Refere-se a qualquer pensamento, idéia ou informação expressa brevemente em uma linguagem ou código, preparada numa forma possível de transmissão por qualquer meio de comunicação.
Canal de propagação: aparato tecnológico utilizado no processo comunicacional, o meio físico que conduz a mensagem ao interlocutor.
Contexto: o ambiente em que a comunicação ocorre, as pessoas no processo, a situação em que se encontram, a finalidade e o objetivo da comunicação.

Fonte: Jovem Enter Plus (www.enterjovemplus.org.br.)

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