A importância da Comunicação no ambiente de
trabalho
A comunicação ocorre
quando há pelo menos duas pessoas, os chamados interlocutores, interagindo por
meio de uma linguagem. Cada pessoa é, portanto, interlocutor, e
troca informações baseadas em seu repertório
cultural, sua formação
educacional, vivências, emoções, toda a “bagagem” que traz consigo.O
processo de comunicação prevê um emissor
e
um receptor.Cada
qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto, elaborará a informação
segundo seu conjunto
de
particularidades .O
receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural e
sua condição de produção de leitura.
Os
“ruídos” existentes no processo de comunicação devem ser minimizados pelo
melhor nível de qualidade das informações que o emissor possa dispor, e o
receptor deve se portar da maneira mais aberta para produzir a leitura da
informação em questão. Para que a comunicação se realize com sucesso, é
necessário que cada um dos interlocutores compreenda bem o que o outro diz.
A
fim de minimizar esses choques
culturais, convencionou-se ferramentas e meios que passam a ser usados
pelas pessoas na comunicação. Como exemplo de ferramenta, podemos considerar a fala, a mímica, os
computadores, a escrita, a língua, os
telefones e o rádio.
A
escolha dos meios
de comunição e a utilização das ferramentas disponíveis
devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de
ruídos possível.
Uma
vez transmitida a informação, o receptor a processa e, segundo seus objetivos,
transforma-a em conhecimento.
O
importante na comunicação é o cuidado
e
a preocupação dos interlocutores
com
a transmissão dos dados ou
das informações em questão para que se obtenha sucesso no processo desejado.
Componentes do processo comunicacional
• Interlocutores:
Emissor: é o locutor, aquele que diz algo a alguém. Este, em dado
momento, emite uma mensagem para um receptor, ou destinatário.
Antes de enviar ou até mesmo produzir a mensagem, o emissor normalmente procura
descobrir qual o nível de conhecimento do receptor, a sua cultura, a sua instrução,
em outras palavras, descobrir o repertório dos receptores da
mensagem.
Receptor: é o locutário, aquele com quem o locutor se comunica, aquele a
quem se dirige a mensagem, aquele que recebe a informação e a decodifica. Isto
é, transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada.
•
Mensagem: é, no sentido geral, o objeto da
comunicação, o que foi transmitido entre os interlocutores: é o texto. O termo
pode se aplicar tanto ao conteúdo da informação, quanto à sua forma de
apresentação.
Refere-se a qualquer pensamento, idéia
ou informação expressa brevemente em uma linguagem ou código, preparada numa
forma possível de transmissão por qualquer meio de comunicação.
• Canal de propagação: aparato tecnológico utilizado no
processo comunicacional, o meio físico que conduz a mensagem ao interlocutor.
• Contexto: o ambiente em que a comunicação
ocorre, as pessoas no processo, a situação em que se encontram, a finalidade e
o objetivo da comunicação.
Fonte:
Jovem Enter Plus (www.enterjovemplus.org.br.)
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