Protagonismo
Juvenil
Trabalhar
com o Protagonismo Juvenil é uma forma de se fazer educação para valores através
da experimentação dos valores.
Tem na formação de redes a perspectiva da multiplicação de idéias, fortalecendo
e empoderando os jovens para decidirem sobre o seu futuro.
O Protagonismo Juvenil está
intimamente relacionado com noções de cidadania
e
empreendedorismo, que
tratamos em atividades anteriores.
Este
momento se destina a aproximar os jovens da temática, para que mais tarde
possam ampliá-la e vivenciá-la de forma mais concreta.
Os
objetivos centrais nessa unidade é continuar destacando a importância da
liderança. Contudo, agora a liderança juvenil, bem como desenvolver noções de
Protagonismo Juvenil como uma estratégia de educação para a cidadania, percebendo-se
como atores sociais capazes de decidir sobre o seu futuro e de influenciar o
futuro da humanidade e elaborar proposta de intervenção na comunidade,
desenvolvendo o sentimento de coresponsabilidade pela solução dos problemas.
O termo protagonismo é originário de
duas raízes gregas:
Proto = “o primeiro”, “o principal”
Agon = “luta”, Agonistes = “lutador”
Portanto, Protagonista = lutador
principal, ator principal.
O Protagonismo Juvenil significa,
tecnicamente, que o jovem participa como ator principal em ações que não dizem
respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas sim a problemas relativos
ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade em que vive. Outro
aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa,
que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos,
que é responsabilidade.
Pelos critérios da Organização das
Nações Unidas (ONU), podem ser consideradas jovens as pessoas pertencentes à
faixa etária de 15 a 24 anos. No Brasil, o Plano Nacional de Juventude deixa
clara a expansão da faixa etária da ONU, passando a incluir indivíduos até 29
anos.
Sob a ótica do protagonismo juvenil e
da participação, os adolescentes e jovens são reconhecidos como sujeitos de
direitos que buscam oportunidades saudáveis e experiências para fortalecer sua
cidadania.
Trabalhar o Protagonismo Juvenil é uma
estratégia de educação para a cidadania que considera os jovens como atores
sociais que têm direitos, independente da condição ou situação em que vivem.
É a educação para valores que tem
na participação social juvenil:
- uma forma de construção da
coresponsabilidade;
- o caminho para o envolvimento com
causas coletivas;
- a construção de competências que
tornem duradouras as ações empreendidas.
Protagonismo Juvenil: Competências
Compreender o terreno da sua atuação: apropriação de informações e capacidade de interpretar dados,
identificar problemas e questões que comprometem o bem estar da coletividade, e
de se posicionar criticamente.
Aderir a uma causa e engajar-se em
grupos: identificação de temas mobilizadores,
conhecimento dos fatos, busca de grupos já organizados, responsabilização
social e decisão em participar da busca de soluções.
Operar na realidade para transformá-la: desenvolvimento de competências para
atuação coletiva na complexidade. Capacidade de tomar iniciativa, propor,
planejar, realizar o planejado, avaliar, rever estratégias e permanecer no
processo.
Fonte:
Jovem Enter Plus (www.enterjovemplus.org.br.)
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