sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Apostila – 4ª. Unidade – 2os. Anos- P.E.


Protagonismo Juvenil
Trabalhar com o Protagonismo Juvenil é uma forma de se fazer educação para valores através da experimentação dos valores. Tem na formação de redes a perspectiva da multiplicação de idéias, fortalecendo e empoderando os jovens para decidirem sobre o seu futuro.
O Protagonismo Juvenil está intimamente relacionado com noções de cidadania e empreendedorismo, que tratamos em atividades anteriores.
Este momento se destina a aproximar os jovens da temática, para que mais tarde possam ampliá-la e vivenciá-la de forma mais concreta.
Os objetivos centrais nessa unidade é continuar destacando a importância da liderança. Contudo, agora a liderança juvenil, bem como desenvolver noções de Protagonismo Juvenil como uma estratégia de educação para a cidadania, percebendo-se como atores sociais capazes de decidir sobre o seu futuro e de influenciar o futuro da humanidade e elaborar proposta de intervenção na comunidade, desenvolvendo o sentimento de coresponsabilidade pela solução dos problemas.

O termo protagonismo é originário de duas raízes gregas:
Proto = “o primeiro”, “o principal”
Agon = “luta”, Agonistes = “lutador”
Portanto, Protagonista = lutador principal, ator principal.

O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, que o jovem participa como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas sim a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade em que vive. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade.
Pelos critérios da Organização das Nações Unidas (ONU), podem ser consideradas jovens as pessoas pertencentes à faixa etária de 15 a 24 anos. No Brasil, o Plano Nacional de Juventude deixa clara a expansão da faixa etária da ONU, passando a incluir indivíduos até 29 anos.
Sob a ótica do protagonismo juvenil e da participação, os adolescentes e jovens são reconhecidos como sujeitos de direitos que buscam oportunidades saudáveis e experiências para fortalecer sua cidadania.
Trabalhar o Protagonismo Juvenil é uma estratégia de educação para a cidadania que considera os jovens como atores sociais que têm direitos, independente da condição ou situação em que vivem.
É a educação para valores que tem na participação social juvenil:
- uma forma de construção da coresponsabilidade;
- o caminho para o envolvimento com causas coletivas;
- a construção de competências que tornem duradouras as ações empreendidas.
Protagonismo Juvenil: Competências
Compreender o terreno da sua atuação: apropriação de informações e capacidade de interpretar dados, identificar problemas e questões que comprometem o bem estar da coletividade, e de se posicionar criticamente.
Aderir a uma causa e engajar-se em grupos: identificação de temas mobilizadores, conhecimento dos fatos, busca de grupos já organizados, responsabilização social e decisão em participar da busca de soluções.
Operar na realidade para transformá-la: desenvolvimento de competências para atuação coletiva na complexidade. Capacidade de tomar iniciativa, propor, planejar, realizar o planejado, avaliar, rever estratégias e permanecer no processo.
Fonte: Jovem Enter Plus (www.enterjovemplus.org.br.)

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